Pular para o conteúdo principal

Amizade é um casamento.


Amizades são como um namoro. Cheguei a essa conclusão quando por imprudência minha, quase destruí o meu casamento. Sim. Casamento. É isso mesmo que você leu. Algumas amizades são tão duradouras que deixa de ser um namoro, torna-se um matrimônio, com aliança e papel passado, na minha imaginação. Se você parar pra analisar seus amigos também, verá que eu tenho razão. Amizade é um relacionamento como outro qualquer, mas não leve o sentido  de namoro e casamento que estou colocando no texto ao pé da letra, por favor. É uma mera comparação para melhor entendimento. 

Disse que quase destruí meu casamento de amizade, porém, ainda não deixei explicito onde eu quero chegar.  É o seguinte, estou casada a doze anos. Doze anos sendo amiga de uma mesma pessoa, deixou de ser namoro à muito tempo certo? Inteiramente fiel e leal à amizade. Fomos aprovadas em todas as provas que se tem para concluir se uma amizade é verdadeira ou não. Enfrentamos milhares de porres, juntas. Porém, chegamos em uma fase do casamento que caímos na rotina. Talvez não exista artificio mais desgastante em um relacionamento do que a rotina. E lá estávamos nós, em uma vida rotineira. Conversando nos mesmos horários, sobre os mesmos assuntos, falando sobre as mesmas paixões. Aquilo foi cansando, foi me  consumindo. Não só a mim, mas a minha amiga também. Eu me afastei e comecei a deixa - lá de lado. 

Eu guardava mágoas dela. Coisas que aconteceram a anos atrás e que eu achei que tinha perdoado e não perdoei. Palavras ditas. Atitudes tomadas. Tentamos conversar, mas  nada adiantou, eu  me afastei ainda mais. Tenho certeza de que ela também guardava mágoas, principalmente pela minha distância sem explicação. Mas tinha explicação, eu estava cansada. Infeliz e desgostosa com a amizade. A rosa que carregávamos a tantos anos estava murchando e morrendo por minha estupidez talvez? 

A nossa casa estava desestruturada. Só tinha um pilar sustentando e esse pilar, era ela. Segurando nós duas em seus ombros até que ficou pesado demais para suportar. Chegou um dia que no meio de uma conversa, ela me pediu tempo. Um tempo para nossa amizade. Sabe como eu me senti? Senti como quando meu ex-namorado me pediu um tempo. Foi horrível. Então foi nesse instante que eu cheguei a conclusão do que é uma amizade. Eu aceitei o tempo. Sabia que darmos tempo uma a outra era a melhor coisa a se fazer pelo nosso casamento. 

O que ninguém sabia é que no começo de 2012, eu tive uma visão de que algo iria acontecer com a nossa amizade. Eu não sabia o quê, mas sabia que não era nada bom. Nossa amizade estava fria, ao menos para mim. As coisas foram só piorando, piorando, piorando... Até que em uma conversa com Deus, Ele me pediu jejum de quinze dias. Eu não sabia a razão, mas eu fiz. No primeiro dia do jejum, foi o dia em que ela me pediu o tempo. Eu parei frente ao computador, fechei meus olhos, coloquei as mãos sobre eles e um mar de culpas caiu sobre mim. "O que é que eu fiz?" " O que é que eu estou fazendo com a nossa amizade?" Abri meus olhos e disse: " Deus, Tu sabes o que faz." 

Os dias passavam e eu não me perdoava. Os dias passavam e eu me sentia incompleta. Os dias passavam  e eu sonhei com ela quase todas as noites durante o jejum. Eu via nos sonhos a sua tristeza. Eu via nos sonhos a sua dor. Eu via nos sonhos  o seu sofrimento. Eu via nos sonhos a sua solidão. Os dias passavam e eu orava e sentia sua falta e clamava. Eu ajoelhava antes de dormir e imploooooooooorava a Deus, suplicaaaaaaaaaava  que fizesse alguma coisa por nossa amizade. Eu coloquei nosso casamento de amizade nas mãos Dele e confiei que Ele iria restaurar. E foram quinze dias de restauração. Um dia depois que o jejum acabou, eu sonhei com ela. E foi esse sonho que deu o fim ao tempo. Eu agradeci a Deus e no meio da minha oração, Ele soprou em meu coração: "Foi eu quem lhe dei esta amizade. Só eu posso arranca-lá." 

"Amigo é uma benção que vem do coração de Deus pra gente cuidar..."


Anna Carolina Morato.

Comentários

Alan Martins disse…
Olha aew! Bloguezinho sem eu saber... hehehe show o texto, e falando nisso, li em algum lugar que amigos verdadeiros mesmo, os que chegam na voadora, os da vida inteira, sabe? da pra contar em uma das mãos... Sou privilegiado, pois desses eu tenho mais que uma mão! ..ta.. não chega a Duas, mas é sinal que tem espaço... nénão?

bjs

Is we in the tape

Postagens mais visitadas deste blog

diálogo

helô : anninha você tá bem ? '-' anna: não .-. helô : que aconteceu mermão? anna:tipo, sabe aqueles dias que você acorda e num tá afim de conversar com ninguém ? e ai então você fica o dia assim, e ai faz muito tempo que você não chora , acontece as coisas que te abalam e você não derrama uma só lagrima.Fica triste mas não chora, eu tô assim , faz tempo que eu não choro e não coloco tudo pra fora e quando me dá vontade .eu seguro o maximo pra não chorar. chega um dia que você fica mal né ? que tipo, o seu coração não suporta mais guardar tanto e suportar tanto. e então chega um dia que você quer desabar, maas não desaba e continua um pouco firme . helô : ah, é foda mnw :/ anna : bom, eu to morrendo de vontade de chorar,mas não dá pra chorar aqui e tem muita gente perto e ai então você tem que demonstrar que é forte. helô : vai acumulando as dores, tudo tem seu limite .-. anna : sim, é assim que eu estou . Eu tô acumulando tudo,tudo que passa pela minha frente. acontece e eu v

sem titulo #2'

Eu pensei que seria fácil, mas na verdade não está sendo. Não está nada facil pra mim, e muito pelo contrario, cada dia que passa as coisas parecem piorar. Um telefonema, uma bomba que cai sobre mim pra machucar mais ainda o que já está machucado. Eu acho que estou fazendo tantas coisas erradas, estou tão confusa e chatiada. Os dias parecem tão iguais, tudo a mesma coisas mas com acontecimentos diferentes. E como está o mundo lá fora ? eu já nem sei qual é o cheiro que ele tem mais.Será que as flores já começaram a soltar o seus brotinhos? afinal, a primavera já está bem proxima. É , está tudo mudando seja pra pior ou melhor, mas de alguma forma está mudando. E eu continuo aqui sem saber o que fazer mais uma vez.Talvez o fazer nada também seja util pra alguma coisa.Dizem que o tempo é a melhor solução, mas é esse tempo que está me cansando. Acredito que aqueles que me dizem isso, estão certo , eu só pareço estar desesperada com tudo que está acontecendo,o balde de agua fria resolveu c

...

Eu não mudo mesmo. Impressionante. Anta baleada. Jumenta desenfreada. Parece que não sei viu. Eu carrego uma panela de pressão e em vez de fazer alguma coisa pra amenizar a pressão, eu pioro ainda mais a situação. Custa conversar com alguém? Custa escrever? Não custa, mas eu trato meus sentimentos com tanto descaso que se está doendo ou não, tô nem aí.  Sinto falta de conversar com alguém por horas e horas e horas, mas penso que as pessoas estão ocupadas demais pra ouvir e eu, ocupada demais para escrever.  Então, vou levando... Fervendo  a panela até ela explodir, pra variar, com pessoas erradas. A pessoa não tem nada a ver com o que eu estou sentindo e eu lá estou, toda descompensada da vida, surtando por motivos fúteis. Desnecessário. Extremamente desnecessário. Olha, sinceramente, me envergonho das minhas atitudes às vezes. Sou tão madura, mas ao mesmo tempo tão imatura. Tão idiota. Depois fico me culpando e me desculpando pela minha impulsividade como se fosse mudar alguma coisa.